ViaQuatro detalha projeto da Linha 4 até Taboão

O projeto de expansão da Linha 4-Amarela do Metrô prevê a construção de 3,3 quilômetros adicionais de trilhos subterrâneos, incluindo duas novas estações: Chácara do Jockey e Taboão da Serra. A iniciativa contempla ainda um terminal de ônibus integrado, ciclovia, bicicletário e áreas de convivência.

Para atender à nova demanda, a frota ganhará seis composições fabricadas pela CRRC. Com isso, será possível manter o intervalo médio de dois minutos entre os trens, mesmo com a ampliação do trajeto. O percurso entre Luz e Taboão da Serra deve ser realizado em aproximadamente 26 minutos.

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Segundo André Salcedo, presidente da Plataforma de Trilhos da Motiva, a obra representa mais do que um avanço de engenharia. “Esse projeto mostra como a cooperação entre os setores público e privado pode transformar a mobilidade urbana em motor de desenvolvimento social. Reafirmamos nosso compromisso de reduzir desigualdades e melhorar a vida de quem utiliza o transporte público”, afirmou.

A construção será feita pelo método austríaco NATM (New Austrian Tunneling Method), que combina escavação em camadas com aplicação imediata de concreto projetado. Essa técnica, utilizada em diferentes países, permite maior segurança e precisão em ambientes urbanos, com trechos chegando a 30 metros de profundidade.

As novas estações foram projetadas com foco em sustentabilidade e resiliência climática. Entre os recursos previstos estão sistemas de drenagem contra enchentes, isolamento térmico, iluminação em LED, reuso de água da chuva, ventilação aprimorada e sensores inteligentes. O projeto também se soma ao compromisso da Motiva de operar com 100% de energia proveniente de fontes renováveis, garantida por contrato firmado com a Neoenergia.

Outro destaque é a inclusão de soluções de acessibilidade, como rampas, elevadores, sinalização tátil, mapas acessíveis e sanitários adaptados. “Estamos diante de um marco de engenharia que coloca São Paulo na vanguarda, com soluções sustentáveis e inclusivas que reforçam o padrão internacional da Motiva”, disse Adriana Martins, diretora de Engenharia e Implantação.

A Estação Chácara do Jockey terá acessos pelo parque e pela Av. Prof. Francisco Morato, além de plataformas laterais de 132 metros, dois elevadores, quatro escadas rolantes, sanitários acessíveis e sala de pronto atendimento. A obra afetará 360 m² do parque, com compensação ambiental feita no próprio local.

Já a Estação Taboão da Serra será a primeira do município, com dois acessos, plataformas de 132 metros, dois elevadores, seis escadas rolantes, 17 bloqueios e sanitários acessíveis. O espaço contará ainda com um terminal de ônibus para 22 veículos, ciclovia ligada ao Córrego Poá e bicicletário. Em alguns pontos, a escavação alcançará até 25 metros de profundidade.

A expansão promete integrar mobilidade, acessibilidade e sustentabilidade, consolidando o papel da Linha 4-Amarela como um dos principais eixos de transporte da Região Metropolitana de São Paulo.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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