O site da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) atualizou o cronograma e manteve o lançamento do leilão do Trem Intercidades Eixo-Oeste para o quarto trimestre de 2025. Nesta semana, como mostrou o Via Trolebus, outros dois projetos tiveram seus certames adiados: o serviço de passageiros entre São Paulo e Sorocaba e o lote ABC-Guarulhos, que envolve as linhas 10 e 14 da CPTM. No caso das duas linhas da CPTM, o adiamento continua em vigor.
Segundo o edital em consulta pública, o TIC-Oeste deve se tornar o sistema ferroviário mais rápido do país em termos de velocidade média, com operação prevista para começar por volta de 2035, caso o cronograma seja mantido. A velocidade média projetada é de 104,5 km/h, superior à do Trem Intercidades Eixo-Norte (São Paulo–Campinas), estimado em 95 km/h.
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Em determinados trechos, os trens poderão atingir até 140 km/h, como entre Brigadeiro Tobias e São Roque (cerca de 10 km divididos em dois segmentos), São Roque e Amador Bueno (3,5 km) e Amador Bueno e Carapicuíba (10 km, incluindo a faixa paralela à Rodovia Castello Branco).
A frota prevista é de 17 trens, que poderão ser convencionais ou de dois andares, todos com assentos. O serviço terá duas modalidades: um parador, com seis paradas intermediárias (entre elas Carapicuíba, Itapevi, São Roque e Sorocaba), e outro expresso, com viagem direta entre Água Branca e Sorocaba.
O valor máximo da tarifa poderá chegar a R$ 45. A linha será construída em via dupla, o que deve garantir maior capacidade e regularidade na operação.





