Transformador de 23 toneladas vai alimentar tatuzão na Linha 2-Verde

Divulgação: Metrô de São Paulo

A tuneladora Cora Coralina está sendo remontada na Estação Penha e, nos últimos dias, a roda de corte foi enviada até a base da vala.

Para movimentar o equipamento, que pesa 2.500 toneladas, será necessária energia elétrica suficiente para que a máquina avance até o Complexo Rapadura.

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Apuração do Via Trolebus revelou que está em fase final de fornecimento o transformador que irá alimentar a tuneladora e toda a sua infraestrutura na Penha. Trata-se de um equipamento isolado a óleo mineral, com mais de 23 toneladas, tensão primária de 22 kV, secundária de 13,8 kV e capacidade de fornecer 10 MVA de potência.

A previsão é que a escavação do trecho entre a Penha e o Complexo Rapadura tenha início em novembro deste ano. A máquina começou sua primeira fase de escavação em novembro de 2023 no Complexo Rapadura e levou cerca de 18 meses para alcançar a Vila Prudente.

➡ Dados da Cora Coralina:
🚇 100 metros de comprimento
⚠ 2.500 toneladas de peso
🛞 Roda de corte com 11,66 metros de diâmetro
👷‍♀️ Operação feita por cerca de 150 profissionais, em três turnos

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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