Tecnologia de trens em SP transforma freio em energia

Renato Lobo | Via Trolebus

Os trens das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, contam com um sistema de frenagem que transforma parte da energia do movimento em eletricidade reaproveitada no próprio sistema. A tecnologia, chamada de frenagem eletrodinâmica, permite que a desaceleração das composições beneficie outras em circulação, reduzindo o consumo e o desperdício de energia.

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O processo funciona da seguinte forma: ao invés de consumir energia para girar os motores, o trem em desaceleração faz com que esses motores atuem como geradores. A energia elétrica resultante pode ser devolvida à rede aérea e aproveitada por outros trens em operação.

Renato Lobo

Nos momentos em que não há demanda, o excedente é dissipado em bancos de resistência instalados no teto dos carros motores, liberando calor perceptível até mesmo do lado de fora.

Além da economia de energia, a tecnologia também reduz o desgaste das pastilhas de freio, diminuindo custos de manutenção e a geração de resíduos. Segundo a concessionária, todos os trens metropolitanos e linhas de metrô de São Paulo utilizam esse tipo de sistema.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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