A montagem do tatuzão da Linha 2-Verde do Metrô, na estação Penha, teve um avanço importante nos últimos dias: a descida da roda de corte, segundo informações obtidas pelo Via Trolebus.
O equipamento iniciou sua trajetória no Complexo Rapadura até chegar à Vila Prudente e, após concluir essa etapa, foi transferido para a Penha. A expectativa é que a escavação do trecho entre Penha e o Complexo Rapadura comece em novembro deste ano.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A tuneladora Cora Coralina iniciou sua primeira escavação em novembro de 2023, partindo do Jardim Têxtil, e levou aproximadamente 18 meses para alcançar a Vila Prudente. Agora, tem início a segunda fase, que prevê a abertura de mais 4 quilômetros de túneis.
De acordo com o cronograma, a máquina deve atingir o Complexo Rapadura em novembro de 2026. A finalização dessa etapa permitirá o início da instalação de trilhos e sistemas. A primeira fase, entre Vila Prudente e Vila Formosa, tem entrega prevista para 2027, enquanto a segunda, entre Vila Formosa e Penha, deve ser concluída em 2028.
➡ Dados da Cora Coralina:
🚇 100 metros de comprimento
⚠ 2.500 toneladas de peso
🛞 Roda de corte com 11,66 metros de diâmetro
👷♀️ Operação feita por cerca de 150 profissionais, em três turnos




