Rio autoriza testes com ônibus elétricos

Marcelo Piu / Prefeitura do Rio
Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR) publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (19), a Resolução nº 3879/2025, que autoriza a operação de ônibus elétricos e de outras tecnologias em caráter experimental no Serviço de Transporte Público de Passageiros por Ônibus (SPPO).

De acordo com a norma, os veículos poderão circular por até 30 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, em linhas do sistema municipal. Durante os testes, as operadoras não receberão remuneração pelo subsídio tarifário por quilômetro rodado, mas o valor arrecadado com passageiros será repassado integralmente às empresas.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Os coletivos em demonstração deverão seguir requisitos técnicos de órgãos reguladores como Contran, Inmetro, ABNT e Conama, além de estar equipados com validador do sistema digital de bilhetagem “Jaé”, dispositivo de localização automática (AVL) e identidade visual da linha onde operam, acrescida de adesivo que destaque a tecnologia utilizada.

A resolução também determina que os operadores arquem com todos os custos de manutenção e disponibilizem dados técnicos e de telemetria à SMTR, incluindo quilometragem, consumo de energia, estado de carga das baterias e informações sobre recarga.

A iniciativa faz parte do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da cidade, que busca incentivar o uso de energias renováveis e reduzir as emissões de poluentes no transporte coletivo.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus