Relatório detalha projeto de monotrilho em Vitória

Um relatório elaborado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o Ministério das Cidades, cita um monotrilho como uma alternativa de transporte para a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). O documento ressalta, entretanto, que a proposta é parte de uma etapa intermediária da metodologia e não representa um projeto consolidado.

O sistema Sky Shuttle, citado pelo estudo, é um modelo de transporte urbano sobre trilhos elevados, que circula em uma única viga de concreto ou aço. Com essa configuração, a operação ocorre acima do tráfego rodoviário e pedonal, reduzindo interferências com outros modais. O nome do modelo é um produto de uma fabricante chinesa.

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O conceito foi apresentado em 2019, em um estudo que previa a ligação entre os municípios de Vitória e Serra, passando pelo Aeroporto de Vitória, em um traçado de 18,3 km. O sistema seria totalmente automatizado, com operação de 2 a 4 vagões, cada um com capacidade para 70 passageiros. A velocidade média estimada é de 35 km/h, com potencial para transportar até 8 mil passageiros por hora e por sentido.

Trajetos previstos

  • Rota principal: entre o Terminal Carapina (Serra) e o Terminal Rodoviário de Vitória, passando por importantes avenidas como Fernando Ferrari, Leitão da Silva, Cezar Hilal, Vitória, Princesa Isabel, Governador Bley, Getúlio Vargas, Elias Miguel e Alexandre Buaiz.
  • Ramal: conexão entre a Avenida Fernando Ferrari e o Aeroporto de Vitória, via Avenida Adalberto Simão Nader.
BNDES

Situação do projeto

Apesar de ter o traçado definido, o Sky Shuttle ainda carece de estudos de viabilidade técnica, econômica, financeira e ambiental (EVTEA), além de estimativas de custo de implantação e operação (CAPEX e OPEX). Os estudos de demanda também deverão ser atualizados.

Na concepção inicial, o projeto seria desenvolvido por meio de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), com provável financiamento da iniciativa privada. No entanto, não há horizonte definido para sua implementação.

O relatório destaca ainda que o traçado do Sky Shuttle apresenta concorrência direta com outros projetos de transporte da região:

  • No norte da RMGV, parte do trajeto se sobrepõe ao BRT Fase 3.
  • Ao sul de Vitória, há sobreposição parcial com o VLT Linha 3, planejado para Vila Velha.

O sistema poderia permitir integração física e tarifária com o Terminal Rodoviário de Vitória e com as linhas que operam no Terminal Carapina, além de conexão com um eventual serviço de transfer para o Aeroporto.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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