Projeto prevê VLT de Salvador chegando em Alagoinhas

Imagem editada por IA

A Região Metropolitana de Salvador deve ganhar um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) com três linhas: a Primeira Linha terá 18 estações ao longo de 16,6 km, ligando Ilha de São João a Calçada. A Segunda Linha conectará São Luiz a Águas Claras, enquanto a Terceira Linha fará a ligação entre Águas Claras e Piatã.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Já um estudo elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, no âmbito do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU) também aponta para o VLT Expansão Norte, que vai interligar os municípios de Camaçari, Simões Filho e Salvador, com possibilidade futura de extensão até Alagoinhas. A proposta é considerada estratégica, já que Camaçari é o segundo município mais populoso da região metropolitana e abriga um polo industrial de grande importância econômica, mas atualmente não conta com sistema estruturado de transporte coletivo de média ou alta capacidade (TPC-MAC).

Segundo o documento, a nova linha ferroviária reduzirá barreiras de deslocamento entre Camaçari, Simões Filho e Salvador, ampliando a integração entre os municípios e fortalecendo a mobilidade regional.

O Ministério das Cidades destinou R$ 16 milhões para a elaboração do anteprojeto do VLT, por meio do Novo PAC — eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes, subeixo Mobilidade Urbana. O recurso contempla os trechos Ilha de São João–Mapele (Simões Filho), Mapele–Camaçari e Mapele–Alagoinhas, todos previstos no Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Salvador.

O estudo, porém, não detalha a localização dos pátios de apoio operacional do sistema.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus