Durante um evento no Instituto de Engenharia, representantes da Prefeitura de São Paulo detalharam o projeto apelidado de “Bonde São Paulo”, que prevê a implantação de uma rede de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no centro da capital.
Segundo Pedro Martin Fernandes, diretor-presidente da SP Urbanismo, a proposta busca integrar diferentes modais de transporte. “O VLT fará a integração com nove estações de metrô, cinco terminais de ônibus e duas estações da CPTM, além de manter uma boa relação com os pedestres”, afirmou.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
O projeto também está alinhado à estratégia municipal de atrair 200 mil novos moradores para o centro da cidade.
Rafael Barreto Castelo da Cruz, diretor de Desenvolvimento Urbano da SP Urbanismo, explicou que a primeira linha terá um traçado circular dentro do centro, com dois eixos: um no sentido horário e outro no sentido anti-horário, seguindo aproximadamente o percurso da rótula central.
Ainda estão em análise atendimentos internos, passando por vias como Rua Direita, Viaduto do Chá, Teatro Municipal e Rua da Cantareira. A segunda linha prevista conectará o centro histórico ao bairro do Bom Retiro:
O projeto também prevê calçadas mais largas e gramados junto aos trilhos, contribuindo para drenagem e priorizando o deslocamento a pé. “Não se trata apenas de substituição do material rodante, mas de um projeto urbanístico sofisticado, estruturador do território”, reforçou Rafael Barreto.
Material rodante
De acordo com Rafael Barreto, os veículos do VLT deverão ser de piso baixo, capazes de vencer rampas de até 6% de inclinação e curvas com raio mínimo de 25 metros. A frota estimada é de 36 composições.
Foram estudadas diferentes tecnologias de tração, incluindo VLTs conectados à rede elétrica, modelos com supercapacitores, baterias, hidrogênio e até trens de trilho virtual. O modelo final será definido no edital do projeto, que será lançado futuramente.
O vídeo na íntegra:






