O prefeito de Cotia, Welington “Formiga” Alfredo, defendeu em postagem nas redes sociais a adoção do aeromóvel no projeto da futura Linha 22-Marrom do Metrô, que prevê a ligação do município com a cidade de São Paulo.
Segundo ele, o modal metroviário tradicional para atender o eixo que deve partir da Estação Sumaré até Cotia pode levar até 10 anos para ser concluído, enquanto o aeromóvel — modelo semelhante ao implantado no Aeroporto de Guarulhos — seria uma alternativa mais rápida e viável.
“Sempre defendi transportes de massa e o Brasil será a maior potência mundial se entender que precisa investir nos trilhos. Em Cotia e região, acredito que podemos nos tornar a locomotiva do Estado de São Paulo, mas precisamos destes investimentos.
Me preocupo com a demora do Metrô e hoje começo a dialogar com o Governo de São Paulo para pensarmos na possibilidade do aeromóvel. O aeromóvel custará menos e poderá ser realidade em 4 a 5 anos, enquanto o metrô levará 10 anos”, afirmou o prefeito.
Ver essa foto no Instagram
O Metrô de São Paulo planeja a Linha 22 com trens de cinco carros. A informação foi divulgada durante a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida pela AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô).
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Cada composição terá capacidade para pouco mais de 1.200 passageiros, permitindo um carregamento de até 45.864 passageiros por hora/sentido nos horários de pico. Para efeito de comparação, a Linha 15-Prata do monotrilho comporta até 48 mil passageiros por hora/sentido.





