Prefeito de Cotia propõe aeromóvel na Linha 22 do Metrô

Trem vencendo a rampa de 4,89% - Foto: Renato Lobo - Via Trolebus

O prefeito de Cotia, Welington “Formiga” Alfredo, defendeu em postagem nas redes sociais a adoção do aeromóvel no projeto da futura Linha 22-Marrom do Metrô, que prevê a ligação do município com a cidade de São Paulo.

Segundo ele, o modal metroviário tradicional para atender o eixo que deve partir da Estação Sumaré até Cotia pode levar até 10 anos para ser concluído, enquanto o aeromóvel — modelo semelhante ao implantado no Aeroporto de Guarulhos — seria uma alternativa mais rápida e viável.

“Sempre defendi transportes de massa e o Brasil será a maior potência mundial se entender que precisa investir nos trilhos. Em Cotia e região, acredito que podemos nos tornar a locomotiva do Estado de São Paulo, mas precisamos destes investimentos.
Me preocupo com a demora do Metrô e hoje começo a dialogar com o Governo de São Paulo para pensarmos na possibilidade do aeromóvel. O aeromóvel custará menos e poderá ser realidade em 4 a 5 anos, enquanto o metrô levará 10 anos”, afirmou o prefeito.

O Metrô de São Paulo planeja a Linha 22 com trens de cinco carros. A informação foi divulgada durante a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida pela AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô).

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Cada composição terá capacidade para pouco mais de 1.200 passageiros, permitindo um carregamento de até 45.864 passageiros por hora/sentido nos horários de pico. Para efeito de comparação, a Linha 15-Prata do monotrilho comporta até 48 mil passageiros por hora/sentido.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus