Odebrecht apresenta menor oferta para segundo lote da Linha 19

Imagem gerada por IA

A abertura das propostas para a construção da futura Linha 19–Celeste do Metrô, que conectará São Paulo a Guarulhos, apontou um novo grupo como autor da melhor oferta no segundo lote das obras.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

A Odebrecht Engenharia e Construção Internacional S.A. (OECI) apresentou a proposta de menor valor, estimada em R$ 6,705 bilhões. No total, foram entregues nove propostas, mas quatro delas acabaram desclassificadas por apresentarem valores considerados baixos. Agora, o Metrô iniciará a análise da documentação entregue pela construtora.

O primeiro lote, que contempla cinco estações e seis poços de ventilação (VSEs) entre Bosque Maia e Itapegica, recebeu a melhor oferta de uma empresa chinesa. Já o segundo, no qual a OECI saiu na frente, inclui cinco estações, seis VSEs e a implantação do Pátio Vila Medeiros, no trecho entre Jardim Julieta e Vila Maria. O terceiro lote, que reunirá cinco estações e seis VSEs no percurso entre Catumbi e Anhangabaú, terá as propostas abertas nesta quarta-feira.

O empreendimento demandará mais de 5,7 milhões de m³ de escavação, 1,37 milhão de m³ de concreto, 187 mil toneladas de aço e 610 mil m³ de calda de cimento. Para viabilizar as obras, estão previstos o uso de três tuneladoras (tatuzões), o método austríaco de escavação (NATM) e valas a céu aberto. Os maiores desafios técnicos se concentram nas futuras estações Cerealista, São Bento e Anhangabaú, localizadas em áreas com solo arenoso e alto nível de lençol freático.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus