As obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL II), no trecho entre Barreiras e Caetité, na Bahia, alcançaram 71% de execução física, segundo balanço divulgado pela Infra S.A. já foram investidos mais de R$ 3,6 bilhões no empreendimento. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da estatal, Jorge Bastos, durante a primeira edição do Index Bahia, evento de inovação e indústria realizado na última sexta-feira (29), em Salvador.
Bastos destacou que o Brasil atravessa um momento de retomada na infraestrutura, com as ferrovias ganhando papel central na redução de custos logísticos e no aumento da competitividade internacional. “A FIOL II é um exemplo desse avanço: já alcançamos 71% de execução, superamos desafios ambientais e sociais e estamos preparando o caminho para que a Bahia se consolide como um grande corredor de exportação, com reflexos diretos sobre a economia local e nacional”, afirmou.
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O diretor também ressaltou a necessidade de dar continuidade ao projeto da FIOL I, que liga Ilhéus a Caetité. Segundo ele, estão em andamento negociações com a concessionária responsável pelo trecho para viabilizar o contrato, mas o governo avalia alternativas caso não haja avanços.
Durante o evento, o secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Marcus Cavalcanti, reforçou a importância de decisões de longo prazo para a infraestrutura. Ele citou a posição estratégica da Bahia e destacou que obras como a FIOL, a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a hidrovia do São Francisco e a modernização dos portos dão ao estado condições de se tornar um dos principais corredores logísticos do país.
Na abertura, o vice-presidente da Câmara da Indústria da Construção da FIEB (Coinfra), Cláudio Murilo M. Xavier, também ressaltou que infraestrutura e logística são fatores determinantes para a competitividade da produção nacional.





