As obras de implantação da Linha 17-Ouro, além dos avanços físicos, contam também com a instalação de sistemas. Entre eles está a instalação dos track switch, dispositivos que permitem que os trens troquem de via, funcionando de maneira semelhante a um Aparelho de Mudança de Via (AMV) tradicional nas ferrovias.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Segundo apuração do Via Trolebus, estão em curso serviços topográficos para a locação de um AMV na região da Marginal Pinheiros. O equipamento em questão é o chamado X27, que deve permitir a manobra dos trens após a Estação Morumbi — que, nesta primeira fase, será o terminal sul da Linha 17. Com ele, será possível que trens evacuados na via 1 em Morumbi possam trocar de via e embarcar passageiros na via 2, nos sentidos Washington Luís e Aeroporto de Congonhas.
Testes ainda não chegaram à Marginal
Ao menos dois trens têm sido vistos em testes na Linha 17, no trecho entre o Pátio Água Espraiada e a Estação Vila Cordeiro. O site havia apurado que, a partir deste mês, seriam iniciados experimentos em Congonhas.
Ainda não há testes no trecho após a Estação Chucri Zaidan. Com os trabalhos do AMV e a instalação do sistema elétrico em andamento, a expectativa é que o trecho possa receber os trens da frota N em breve.




