Em uma publicação em seu site, a Secretaria de Parcerias e Investimentos confirmou a extensão da Linha 16-Violeta até a futura estação Teodoro Sampaio, que criará um novo hub de integração com linhas metroviárias futuras.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
O projeto original do novo eixo de transportes previa a partida da linha de Cidade Tiradentes até Oscar Freire. Após a manifestação de interesse da empresa espanhola Acciona em construir e operar a linha, o traçado passou por algumas modificações.
A primeira mudança foi o cruzamento com as linhas 1 e 2 na estação Ana Rosa, e não mais em Paraíso, como previa o Metrô de São Paulo. A segunda foi a extensão até Teodoro Sampaio, o que permitirá, no futuro, a conexão com as linhas 20-Rosa e 22-Marrom.
Mas, se por um lado o projeto ganhou uma nova estação, por outro perdeu outra: o mapa divulgado não prevê mais a futura estação Brasília da Cunha. Agora, o trecho entre Ana Rosa e Parque da Mooca terá apenas duas paradas: Parque Aclimação e Parque Independência.
O Governo do Estado deve realizar no próximo mês as audiências públicas. O edital está previsto para ser lançado no primeiro trimestre de 2026, enquanto o leilão pode ocorrer no segundo trimestre.





