O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), decidiu adiar o leilão do Trem Intercidades Eixo-Oeste, que ligará a capital paulista a Sorocaba. Inicialmente previsto para este ano, o certame agora aparece no site da pasta como possível para o primeiro trimestre de 2026.
O projeto prevê que o serviço se torne o sistema ferroviário mais rápido do país em termos de velocidade média, com operação estimada para começar por volta de 2035, caso o cronograma de implantação seja mantido. Segundo o edital, em consulta pública, a média de velocidade prevista é de 104,5 km/h, superior à do Trem Intercidades Eixo-Norte (São Paulo–Campinas), que deve operar a cerca de 95 km/h.
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Em alguns trechos, os trens poderão atingir até 140 km/h, como entre Brigadeiro Tobias e São Roque (cerca de 10 km divididos em dois segmentos), entre São Roque e Amador Bueno (3,5 km) e entre Amador Bueno e Carapicuíba (10 km, incluindo a faixa paralela à Rodovia Castello Branco).
A frota será composta por 17 trens, que poderão ser modelos convencionais ou de dois andares, todos com assentos para os passageiros. O serviço será oferecido em duas modalidades: um parador, com seis paradas intermediárias (entre elas Carapicuíba, Itapevi, São Roque e Sorocaba), e outro expresso, com viagem direta entre Água Branca e Sorocaba.
O valor máximo da tarifa poderá chegar a R$ 45, e a linha será construída em via dupla, o que permitirá maior capacidade e regularidade na operação.





