Hortolândia, na região metropolitana de Campinas, terá 10 novos ônibus elétricos em sua frota municipal de transporte coletivo. Os veículos fazem parte de um investimento de R$ 29 milhões do Ministério das Cidades, via Novo PAC, e tiveram a contratação oficializada nesta quinta-feira (25) em cerimônia com a presença do Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, e do prefeito Zezé Gomes.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Durante o evento, Andia destacou o pioneirismo da cidade. “Hortolândia é a primeira cidade do Brasil a colocar em prática o processo de eletrificação da frota pelo Novo PAC. Os veículos vão compor 20% de todos os veículos da cidade. A agilidade que tiveram aqui vai trazer dignidade e conforto para quem utiliza o transporte público”, afirmou.
O projeto também prevê a instalação de dois pontos de recarga no Terminal de Transferência Parque dos Pinheiros, que passará por revitalização. O prefeito Zezé Gomes ressaltou a parceria com o Governo Federal: “Temos sido muito bem atendidos pelo Governo Federal. Essa parceria é uma que nos leva a lugares cada vez mais longe, com muita tecnologia envolvida.”
Os motoristas que irão operar os novos ônibus receberão treinamento gratuito do Instituto Federal de São Paulo. O curso abordará fundamentos da tecnologia elétrica, mecânica básica, protocolos de emergência e direção defensiva. Para o secretário Denis Andia, a iniciativa é “um exemplo para outras localidades de todo o país”.






