O Governo de São Paulo divulgou uma apresentação que deve nortear as audiências públicas da futura Linha 16-Violeta do Metrô, que ligará as zonas Leste e Oeste da capital. Os eventos ocorrem em outubro.
De acordo com o documento, a primeira fase do projeto prevê a ligação entre as estações Teodoro Sampaio e Abel Ferreira, com expectativa de transportar cerca de 475 mil passageiros por dia.
A frota será composta por 25 trens de seis carros. Ainda não está definido onde ficará o pátio de manutenção. O projeto original do Metrô previa um estacionamento na região da Mooca, conhecido como Pátio Henry Ford.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
O cronograma apresentado também prevê prazos de entrega. A concessão deve ter início em 2026 e terá duração de 31 anos. A estimativa é que a primeira fase entre em operação até 2035.
Já a segunda fase, embora sem detalhamento do ponto final no documento, prevê a expansão da linha até Cidade Tiradentes. Nesse cenário, a operação integral aconteceria em 2040, quando a Linha 16 deve atender cerca de 850 mil passageiros por dia.






