A construção do Ferroanel na Região Metropolitana de São Paulo voltou ao centro das discussões após o Ministério dos Transportes decidir incluir o projeto na nova licitação da Malha Oeste — ferrovia que conecta o interior paulista ao Mato Grosso do Sul e que deve ir a leilão no início de 2026.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o edital está praticamente finalizado e deve ser enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) em outubro. O traçado do Ferroanel terá cerca de 53 quilômetros, ligando a região de Perus até Itaquaquecetuba. O investimento total para tornar toda a malha funcional passa dos R$ 6 bilhões. No caso do Ferroanel, parte da estrutura já existe, pois durante as obras do Rodoanel foram erguidas pontes projetadas para receber trilhos futuramente.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A Malha Oeste possui 1.973 quilômetros de extensão e liga Mairinque (SP) a Corumbá (MS). Atualmente, o trecho está sob concessão da Rumo, mas foi praticamente abandonado nas últimas décadas.
O TCU chegou a estudar a possibilidade de renegociação do contrato com a concessionária, mas rejeitou a alternativa por considerar que as intervenções exigiriam obras de grande porte no traçado original. Por isso, a corte determinou que a saída adequada é a realização de uma nova licitação.






