Condições meteorológicas adversas podem se rum problema, e podem colocar em risco a vida do passageiro. A operação da Linha 5-Lilás do Metrô, por exemplo, pode ser temporariamente interrompida em casos de ventos extremos, conforme os protocolos de segurança adotados pela ViaMobilidade, concessionária responsável pelo ramal. A medida faz parte de um sistema de monitoramento que busca proteger os quase 600 mil passageiros que utilizam a linha diariamente.
A concessionária informou que realiza monitoramento em tempo real, ações preventivas e integração de equipes para garantir viagens seguras mesmo diante de ventos fortes e chuvas intensas:
Entre 2024 e 2025, os protocolos foram acionados em dez ocasiões, sem impacto significativo na operação. Para reforçar a prevenção contra ventanias e chuvas intensas, a empresa prevê investir cerca de R$ 100 mil nos próximos anos.
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A Estação Santo Amaro, primeira do mundo construída sobre uma ponte estaiada, abriga em sua torre o Sistema de Monitoramento de Ventos (SMV). O equipamento envia alertas ao Centro de Controle Operacional (CCO) em três níveis: verde, amarelo e vermelho. Ventos de até 60 km/h não alteram o funcionamento; entre 60 e 80 km/h exigem atenção da equipe de controle; e acima de 80 km/h podem resultar em redução de velocidade ou até paralisação temporária dos trens.
Em caso de necessidade, a concessionária aciona o PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), garantindo alternativas de transporte aos passageiros. O CCO também recebe boletins meteorológicos com até três dias de antecedência e conta com o Sistema de Monitoramento e Controle (SMAC), que funciona 24 horas.
“Nosso compromisso é garantir a segurança e o bem-estar dos clientes em qualquer cenário”, afirmou Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaMobilidade – Linhas 5 e 17.




