O Metrô de São Paulo recebeu as propostas para o primeiro lote das obras da futura Linha 19-Celeste, que fará a ligação entre a capital paulista e Guarulhos. A licitação prevê a seleção de três consórcios, cada um responsável por um dos lotes. O primeiro lote inclui cinco estações e seis poços de ventilação (VSEs) no trecho entre Bosque Maia e Itapegica. O segundo compreende cinco estações e seis VSEs entre Jardim Julieta e Vila Maria, além da implantação do Pátio Vila Medeiros. Já o terceiro lote será formado por cinco estações e seis VSEs no trecho entre Catumbi e Anhangabaú.
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No Lote 1, a proposta mais competitiva foi apresentada pela Yellow River Co. Ltd (Power China), no valor de R$ 4.984.622.287,00, e agora será analisada pelo Metrô.
As sessões públicas de abertura das propostas prosseguem nesta terça e quarta-feira, 24 de setembro, referentes à licitação que definirá as construtoras responsáveis pelas obras civis da Linha 19-Celeste. O ramal ligará o Bosque Maia, no centro de Guarulhos, ao Anhangabaú, no coração de São Paulo, com previsão de transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.
A execução do projeto exigirá mais de 5,7 milhões de m³ de escavação, 1,37 milhão de m³ de concreto, 187 mil toneladas de aço e 610 mil m³ de calda de cimento. Entre as técnicas construtivas previstas estão o uso de três tuneladoras (tatuzões), o método austríaco de escavação (NATM) e valas a céu aberto. Os pontos mais complexos se concentram nas futuras estações Cerealista, São Bento e Anhangabaú, que ficam em áreas com solo arenoso e presença elevada de lençol freático.




