A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) desenvolveu estudos preliminares para aquela que pode se tornar sua mais nova linha de atuação. A particularidade é que o traçado se encontra fora da Região Metropolitana de São Paulo.
A proposta de aproveitamento da ferrovia Santos–Cajati para o transporte de passageiros foi apresentada durante a 31ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada pela AEAMESP – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô. A divulgação da iniciativa foi feita pelo site MetroCPTM.
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De acordo com declarações do presidente da companhia à revista Exame, a operação do eixo ferroviário pode ser assumida pela própria CPTM.
Com 223,6 quilômetros de extensão, o plano contempla três modalidades de serviço: um trem expresso ligando Santos a Cajati com paradas estratégicas; um serviço parador entre Santos e Peruíbe; e outro entre Peruíbe e Cajati. O tempo estimado de viagem no serviço expresso é de cerca de 2 horas e 20 minutos, enquanto o transporte de cargas teria percurso em torno de 3 horas.
Os estudos iniciais indicam 13 estações previstas ao longo da linha: Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Registro, Jacupiranga e Cajati.
A previsão é de utilização de trens movidos a biodiesel, com composições de quatro carros no trecho entre Santos e Peruíbe e formações de dois carros no Vale do Ribeira. A demanda projetada varia entre 28 mil e 32 mil passageiros por dia, além da movimentação aproximada de 600 contêineres (TEUs) diariamente. O novo corredor ferroviário poderá atender até 1,55 milhão de habitantes.






