CPTM assume contrato de obras do VLT na Baixada Santista

Prefeitura de São Vicente

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) assumiu, por meio de termo de sub-rogação, o contrato de obras de recuperação, reforço e ampliação da OAE “Ponte a Tribuna”, na Região Metropolitana da Baixada Santista. O extrato do aditamento foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (15).

O contrato, originalmente firmado pela EMTU/SP — atualmente em processo de liquidação —, foi transferido integralmente para a CPTM, que passa a ser responsável pelos direitos e obrigações previstos no acordo. A execução das obras será realizada pelo Consórcio Paulitec-Agis – Ponte Tribuna.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Segundo o documento, o termo prevê ainda a prorrogação do prazo de vigência do contrato por mais 12 meses, a partir de 8 de abril de 2026, além da extensão do prazo de execução por 9 meses, contados a partir de 11 de março do mesmo ano. O cronograma original também sofreu ajustes.

Foto: Renato Lobo

A Ponte Tribuna integra o Sistema Integrado Metropolitano (SIM) da Baixada Santista, cuja infraestrutura é essencial para o transporte público da região. O parecer jurídico que embasou a medida foi emitido em 19 de agosto deste ano.

A ponte será usada para o terceiro trecho do VLT em São Vicente, que vai conectar o Terminal Barreiros à Área Continental, especificamente ao futuro Terminal Samaritá, com 7,5 km de extensão e quatro novas estações. A segunda etapa, que inclui a construção das quatro estações, pode ser licitada ainda em 2025.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus