O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana entrou em mais uma etapa nesta quarta-feira (10). Na fábrica da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), em Hortolândia (SP), começaram os ajustes finais e a pintura de uma das composições que integrarão o sistema. A vistoria foi acompanhada pelo governador Jerônimo Rodrigues e por lideranças comunitárias do Subúrbio Ferroviário.
Segundo o governador, o primeiro trem deve chegar à capital baiana no dia 5 de dezembro, já com identidade visual em homenagem ao subúrbio e à Bahia. “No dia 10 de dezembro, já começam os testes estáticos e móveis. Depois disso, a CAF precisa de seis meses de avaliações técnicas, enquanto a CTB avança na montagem dos trilhos. A previsão é iniciar o transporte de passageiros no segundo semestre de 2026”, afirmou Rodrigues.
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Os veículos passaram por modernização, renovação de componentes e adequações específicas para atender às necessidades locais, incluindo adaptações para marisqueiras e pescadores que utilizam o transporte para escoamento de produtos. O modelo escolhido é o URBOS 3, presente em mais de 50 países, com capacidade para 400 passageiros e velocidade de até 70 km/h.
No total, serão 40 composições de sete segmentos cada, com 45 metros de comprimento. A expectativa é que os primeiros testes em Salvador comecem no início de 2026.
Obras em ritmo acelerado
Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT é considerado um empreendimento importante de mobilidade urbana em execução no Brasil. O sistema terá 40 km de trilhos, 42 paradas e integração direta com o metrô. Mais de 2 mil trabalhadores estão atualmente envolvidos nas obras.
Em 14 meses de trabalhos, o Trecho 1 (Calçada–Ilha de São João) já apresenta 33,79% de avanço físico. No Trecho 2 (Paripe–Águas Claras), as obras chegam a 19,99%, com intervenções em drenagem, terraplenagem e duplicação da BA-528. Já o Trecho 3 (Águas Claras–Piatã) alcança 2,11% e tem conclusão prevista para 2028.
O projeto prevê ainda tecnologias como Wi-Fi gratuito em 35 pontos, catracas automáticas, integração por fibra óptica, câmeras com inteligência artificial e painéis digitais em tempo real.
“Estamos avançando com obras civis e com a instalação dos primeiros sistemas de energia. Assim que os trens chegarem, iniciaremos os testes com a população, criando uma nova rotina de mobilidade para a Bahia”, destacou Eracy Lafuente, presidente da CTB.




