O Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) aprovou, em reunião realizada no dia 28 de agosto de 2025, a inclusão de novos investimentos no contrato de concessão da Linha 6-Laranja de metrô, atualmente em construção.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
De acordo com a ata publicada no Diário Oficial, os investimentos têm como objetivo preparar a infraestrutura para futuras extensões da linha. Entre as obras previstas estão a construção de um túnel de ligação entre o Pátio Morro Grande e o poço SE Pajeú, com cerca de 446 metros, além do prolongamento do túnel após o VSE Domingos Vega até o mesmo poço, com aproximadamente 450 metros. As intervenções permitirão a futura expansão da linha em direção ao Norte.
Também foi aprovada a adequação do VSE Felício dos Santos e de seu entorno, medida necessária para viabilizar a extensão da Linha 6-Laranja em direção ao Leste.
O Conselho reconheceu que os novos investimentos geram um desequilíbrio econômico-financeiro no contrato, estimado em R$ 89,6 milhões na data-base de outubro de 2013, equivalente a R$ 343,5 milhões em valores atualizados até março de 2024. Com isso, foi recomendada a realização de estudos técnicos para reequilibrar o contrato e a formalização de um termo aditivo.
A decisão foi aprovada por unanimidade entre os diretores da ARTESP.
Extensão
Ainda sem prazo para obras, a Linha Uni foi autorizada a estudar duas extensões que somam 6,6 km (4,1 km no sentido sudeste e 2,5 no sentido noroeste).
A extensão norte prevê duas estações: Morro Grande e Velha Campinas. Já a leste contará com as estações Aclimação, Cambuci, Monumento e São Carlos/Parque da Mooca.





