A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) aprovou, em reunião extraordinária realizada em 23 de setembro de 2025, a celebração do 10º Termo Aditivo ao contrato de concessão da Linha 4-Amarela do metrô. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (24).
O aditivo contempla a prorrogação antecipada do contrato de concessão patrocinada nº 4232521201 e a inclusão da extensão da Linha 4 até Taboão da Serra, que prevê a execução das obras civis, implantação de sistemas (com exceção do sistema de sinalização) e a aquisição de material rodante.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
De acordo com a deliberação, a extensão gera um desequilíbrio econômico-financeiro estimado em R$ 136,7 milhões, calculados em valores de fevereiro de 2005, a uma taxa interna de retorno de 11,07%. O montante deverá ser reequilibrado em favor da concessionária responsável pela operação da linha.
A minuta do termo aditivo também foi aprovada pelo Conselho Diretor da ARTESP, que ratificou todo o processo administrativo e determinou a adoção das medidas necessárias para a execução do projeto. A decisão foi tomada por unanimidade.
A decisão, em outras palavras, viabiliza o início das obras do Metrô de Vila Sônia até Taboão. A ampliação corresponde a construção de 3,3 quilômetros de vias e duas novas estações, sendo a Chácara do Jockey e Taboão da Serra. A estação final contará também com um terminal de ônibus integrado.





