Em maio de 2025, o Governo de São Paulo firmou contrato com a concessionária Trivia Trens. De acordo com o governo estadual, o projeto está na fase pré-operacional, que terá duração de 12 meses. Nesse período, são realizados treinamentos, ajustes tecnológicos e a transferência gradual da operação das linhas, com o objetivo de garantir a transição das responsabilidades da CPTM para a nova operadora. A etapa também envolve estudos para aumentar a resiliência do sistema frente a mudanças climáticas e reduzir riscos associados a eventos extremos, priorizando a segurança.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Publicações de funcionários da concessionária nas redes sociais indicam que já começaram os treinamentos intensivos com os trens da série 2500, abordando:
🔹 Correção de falhas
🔹 Técnicas de condução
🔹 Reboque de composições
Próximas etapas
Após a conclusão da fase pré-operacional, terá início a fase operacional, que seguirá até o encerramento da concessão. O início será marcado por um período de 12 meses de operação assistida, durante o qual a CPTM acompanhará e supervisionará o trabalho da concessionária. Em seguida, começará a operação comercial plena, com a concessionária assumindo integralmente a administração do sistema. A Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) ficará responsável pela fiscalização do contrato.
🚊 Frota que a Trivia Trens vai herdar da CPTM:
- 8 trens da série 2500;
- 36 trens da série 8000;
- 35 trens da série 8500
- 9 trens da série 9000
- Posteriormente, após a chegada de trens na Linha 10, vai herdar os 19 trens da série 7000.








