O projeto de um trem de passageiros entre Salvador e Feira de Santana pode contar com as composições mais rápidas do Brasil, segundo publicação do site A Tarde. A proposta foi apresentada ao setor industrial da Bahia.
O chamado Trem Intercidades (TIC) deverá percorrer um trajeto de 98 km de extensão, com velocidade operacional de até 160 km/h para o transporte de passageiros. A velocidade será superior, por exemplo, à prevista para o trem entre São Paulo e Campinas, cujas obras devem começar em 2026. No caso paulista — que também leva o nome de TIC — a velocidade máxima será de 140 km/h, a mesma esperada para o segundo eixo planejado no estado, entre a capital e Sorocaba.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Ainda segundo a publicação, o trem baiano fará integração física e tarifária com ônibus interurbanos e metropolitanos. A ferrovia será mista e interoperável, permitindo o transporte de cargas em horários e faixas específicas.
O projeto ainda não tem previsão de início das obras. A viabilização depende do aval do ministro dos Transportes, Renan Filho, após já ter obtido sinal verde da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).





