Trem Salvador–Feira de Santana avança com aval da ANTT

Imagem editada por IA para fins ilustrativos

O projeto da ferrovia que pretende ligar Salvador a Feira de Santana deu um passo importante na última quinta-feira (21), ao ser aprovado na análise de viabilidade técnica, econômica e ambiental pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A proposta seguiu para avaliação do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB). As informações são do site Conectado News.

O Ministério dos Transportes deve agora verificar se o empreendimento está alinhado à política nacional ferroviária e se poderá receber recursos públicos para sua execução. O custo estimado da obra é de R$ 6,8 bilhões.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Idealizada pela empresa TIC Bahia, sob a liderança do empresário Osvaldo Ottan, do engenheiro Danilo Silva e do advogado Ronaldo Mendes, a ferrovia Salvador–Feira promete reduzir o tempo de viagem entre as duas cidades de 1h11 para apenas 35 minutos, com capacidade de atender até 85 mil passageiros por dia.

O projeto prevê 98 km de trilhos, com trens de passageiros circulando a até 160 km/h e composições de carga operando em velocidade máxima de 120 km/h. Além de encurtar distâncias, a ferrovia deve facilitar o escoamento de produtos para os portos da Região Metropolitana de Salvador.

Segundo os estudos, serão dez estações no total — oito voltadas ao transporte de passageiros e duas destinadas à movimentação de cargas. Uma das paradas estará localizada no bairro de Águas Claras, em Salvador, com integração ao VLT, ao metrô e à nova rodoviária da capital. No trajeto até Feira de Santana, os trens passarão por Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro e Conceição do Jacuípe. Na cidade de destino, haverá duas estações: Noide Cerqueira e Contorno.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus