TIC Trens forma primeira turma de agentes para a Linha 7-Rubi

A TIC Trens, concessionária que será responsável pela operação da Linha 7-Rubi da CPTM, além da implantação do Trem Intercidades (TIC) e do Trem Intermetropolitano (TIM), formou nesta quarta-feira (27) sua primeira turma de mais de 300 Agentes de Atendimento e Segurança (AAS).

A capacitação somou mais de 450 horas de treinamentos em atendimento, segurança, brigada de incêndio e primeiros socorros. O processo foi marcado por cerimônias de certificação. Somando também as atividades dos times de Tráfego, Estações e Centro de Controle Operacional (CCO), a concessionária já acumula mais de 3 mil horas de treinamentos.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

“Celebramos mais uma etapa para a consolidação da nossa cultura, que é focada nas necessidades dos passageiros. Iniciamos uma jornada pautada em eficiência, segurança e respeito para transportar pessoas com qualidade. A sinergia entre as equipes ficou evidente durante todo o processo de treinamento e, com certeza, vai ser transmitida no dia a dia da operação”, afirmou Erick Nicolau, gerente executivo de Operação da TIC Trens.

Atendimento com empatia

Entre os destaques da turma está Rhalf Roberto de Barros Freitas, Agente de Atendimento e Segurança Líder, que atuou como multiplicador na formação. Ele ressalta a importância do contato humano na ferrovia: “O melhor atendimento para o passageiro é aquele que faríamos para nós mesmos. Com empatia, buscamos entregar nosso melhor todos os dias”.

A oradora de uma das turmas, Natalia Oliveira de Matos, também Agente de Atendimento e Segurança Líder, destacou a experiência da equipe no trato com os usuários. “Orientar e informar os passageiros com atenção e respeito é mais do que uma responsabilidade para nós, é um compromisso diário com um atendimento de qualidade. Nosso objetivo é fazer com que cada pessoa se sinta acolhida e segura desde o momento em que entra na estação até o fim da viagem”, disse.

Formação contínua

Desde dezembro de 2024, as equipes de Operação e Manutenção da TIC Trens vêm participando de treinamentos específicos sobre os sistemas implantados e as características do trecho da Linha 7-Rubi. A capacitação reúne aulas teóricas e atividades práticas em campo.

A primeira fase de treinamentos terminou em março deste ano e, desde então, colaboradores da concessionária passaram a atuar como multiplicadores, repassando os conhecimentos aos novos contratados.

Até 26 de novembro de 2025, quando a TIC Trens assumirá a operação comercial da Linha 7-Rubi, a concessionária ocupará gradualmente os postos operacionais de operação e manutenção da linha, sob acompanhamento e supervisão da CPTM.

Via Trolebus