A montagem da tuneladora Cora Coralina, conhecida como “tatuzão”, que atua na expansão do Metrô de São Paulo, alcançou um marco importante no último mês, segundo o portal Grandes Construções. Em 7 de julho, foi realizado o içamento e a transferência do rolamento central da máquina (TBM – Tunnel Boring Machine), componente mais pesado do equipamento, com cerca de 200 toneladas e quase sete metros de largura.
O Via Trolebus acompanhou as atividades de desmontagem, que ocorreu em um poço na Vila prudente, onde a tuneladora está sendo desmontada. A equipe do site conversou com Thiago de Oliveira Pires, engenheiro civil do Metrô de São Paulo, que detalhou o funcionamento do equipamento e a logística de transporte até o novo ponto de operação.
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O maquinário partiu do Complexo Rapadura até a Vila Prudente, e esta sendo transferido para a Penha. A previsão é que a escavação do trecho entre a Penha e o Complexo Rapadura tenha início em novembro deste ano. A Cora Coralina iniciou sua primeira fase de escavação em novembro de 2023, partindo de Vila Prudente, e levou cerca de 18 meses para atingir a estação Vila Prudente. Agora, inicia-se a segunda fase, que prevê a abertura de mais 4 quilômetros de túneis.
Segundo o planejamento, a tuneladora deve chegar ao Complexo Rapadura em novembro de 2026. A conclusão dessa etapa permitirá o início da instalação de trilhos e sistemas. A primeira fase da obra, que liga Vila Prudente a Vila Formosa, está prevista para ser entregue em 2027. Já a segunda fase, entre Vila Formosa e Penha, deve ser finalizada em 2028.
➡ Dados da Cora Coralina:
🚇 Comprimento de 100 metros
⚠ Pesa 2.500 toneladas
🛞 Utiliza uma roda de corte de 11,66 metros de diâmetro.
👷♀️ É operado por cerca de 150 profissionais, divididos em três turnos





