A Siemens Mobility fechou contrato com a RATP para fornecer o novo sistema de automação da Linha 13 do Metrô de Paris. A decisão segue a diretriz da Île-de-France Mobilités, que em 2022 aprovou a transformação da linha para operação totalmente automatizada.
O projeto prevê a implantação da tecnologia CBTC GoA4, que possibilita condução autônoma sem operador, aumentando a capacidade de transporte, a confiabilidade do serviço e otimizando o consumo de energia. O contrato inclui o fornecimento do sistema, um novo centro de controle de operações e equipamentos para 66 trens, além de um acordo opcional de manutenção por até 30 anos.
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As obras começam em 2027, com a chegada da nova frota de trens, e devem ser concluídas até 2032. Atualmente equipada com o sistema GoA2, em que maquinistas ainda controlam portas e funções de segurança, a Linha 13 passará a operar integralmente no padrão GoA4, sem necessidade de condutores.
De acordo com a Siemens, a automação trará benefícios como maior frequência entre os trens, ajustes dinâmicos de oferta conforme a demanda de passageiros e informações em tempo real a bordo. O projeto será conduzido no centro global de excelência em automação ferroviária da empresa, localizado em Châtillon, na região metropolitana de Paris, onde atuam mais de 500 engenheiros especializados.
A Linha 13 é considerada uma das mais críticas da rede parisiense. Com 32 estações distribuídas em 24 quilômetros, conecta o sudoeste da cidade (Châtillon-Montrouge) ao norte (Saint-Denis-Université e Les Courtilles), passando por polos importantes como Saint-Lazare e Montparnasse-Bienvenüe. Transportando mais de 550 mil passageiros por dia, a linha é marcada por alta lotação, especialmente em seu trecho norte e após a estação Saint-Lazare, onde o traçado se divide em dois ramais.








