A partir das 4 horas da manhã, nenhum trem da série 9500 vindo de Jundiaí deve trafegar além de Barra Funda. Isso vale também para as composições da série 8500 oriundas de Rio Grande da Serra.
Nesta quinta-feira, 28 de agosto de 2025, é encerrado o serviço 710, atendimento criado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM em 2021, e que, segundo a própria empresa na época, chegou a beneficiar 165 mil passageiros por dia.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A primeira notícia do fim do serviço foi um comunicado do governo estadual, que citava a criação de um hub de serviços em Barra Funda, sem de fato mencionar o fim do atendimento. Já setores da oposição ao governo falaram em um “esvaziamento da CPTM”, sem citar em números quanto foi deixado de investir na companhia.

Mas o que motivou mesmo o fim do atendimento que ajudava os passageiros é a concessão da Linha 7, que a partir desta quinta passa a ser operada em forma assistida pela TIC Trens. A empresa, que é formada pelo grupo Comporte e a chinesa CRRC, venceu o leilão e deve operar a linha e modernizá-la. A concessão é de cerca de 30 anos.
O passageiro que vem de Jundiaí e Francisco Morato e deseja ir além da Barra Funda deve trocar de trem. Isso vale também para quem vem do ABC. Se serve como consolação, o usuário vai poder trocar de trem no mesmo nível da plataforma.







