A Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou à Câmara Municipal um projeto de lei que prevê a ampliação da rede de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) da cidade, com a criação de uma ligação entre a malha já existente no Centro e na Zona Portuária até o bairro de São Cristóvão. A informação é do jornal O Globo.
O documento, encaminhado pelo prefeito Eduardo Paes na última terça-feira (5), solicita autorização para que o Executivo firme parcerias público-privadas para viabilizar a nova ligação, além de permitir a progressiva conversão dos corredores de BRT Transcarioca (Barra–Fundão) e Transoeste (Jardim Oceânico–Campo Grande e Santa Cruz) para o novo modal.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A proposta prevê integração do futuro VLT com as estações do metrô e dos trens de São Cristóvão, além da antiga Estação Leopoldina, na Avenida Francisco Bicalho, criando conexão direta com o sistema já em operação.
Embora o projeto tenha como foco o VLT, o texto mantém aberta a possibilidade de adoção de outras tecnologias, como o Veículo Leve sobre Pneus (VLP), que utiliza trilhos eletrificados e apresenta custo de implantação mais baixo.
A iniciativa surpreendeu parte dos vereadores, já que o Plano Estratégico 2025–2028, divulgado recentemente, previa até dezembro de 2028 apenas a assinatura da concessão para iniciar a conversão de uma das linhas de BRT da Barra para o novo modal.





