Um novo eixo de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre a Rodoviária Novo Rio e o bairro de Vila Isabel, passando por áreas como Praça da Bandeira e Maracanã, está previsto no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) do município do Rio de Janeiro. A proposta integra o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades.
Com um traçado estimado em 6,4 quilômetros, o novo ramal pretende expandir a atual rede de VLT que atende a Praça XV, o Aeroporto Santos Dumont, a Rodoviária Novo Rio e, mais recentemente, o Terminal Intermodal Gentileza (TIG). O novo eixo também poderá contar com integração ao terminal Gentileza e com o ramal ferroviário de Deodoro, por meio das estações São Cristóvão e Maracanã.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
De acordo com o estudo, o projeto atende uma região com expectativa de crescimento, especialmente na Zona Portuária e em São Cristóvão, onde a Prefeitura do Rio de Janeiro aposta em novas moradias e na revitalização urbana. Há ainda a possibilidade de um novo estádio ser construído ao lado do TIG, o que ampliaria a relevância da futura linha.
Artigos produzidos a partir do documento do BNDES:
Novo VLT em Niterói é proposto, mas projeto ainda é embrionário
Rio planeja 251 km de VLT no lugar do BRT. Entenda o plano
O que se sabe sobre o VLT entre Botafogo e Leblon?
Até o momento, não há previsão de desapropriações, embora o documento ressalte que, por se tratar de áreas densamente ocupadas, será necessária a avaliação de eventuais ajustes de traçado durante a fase de projeto funcional e básico.
A expectativa de demanda para o eixo é de aproximadamente 117 mil passageiros por dia, segundo estimativa do PMUS. O projeto tem orçamento preliminar de R$ 700 milhões para o investimento inicial (CAPEX), mas ainda carece da definição das localizações exatas das estações, elaboração do projeto funcional, estudo de impacto ambiental e projeções operacionais (OPEX).





