Região de Düsseldorf ganha frota de trem a bateria

Divulgação: Siemens

A Siemens Mobility apresentou oficialmente, nesta semana, seus novos trens a bateria Mireo Smart Plus B, que entrarão em operação na linha RE 47 da Regiobahn, entre Remscheid-Lennep e a Estação Central de Düsseldorf, a partir do verão europeu de 2026. A cerimônia ocorreu no centro de testes da empresa em Wegberg-Wildenrath, na Renânia do Norte-Vestfália (NRW).

Com autonomia de até 120 quilômetros e velocidade máxima de 140 km/h, os três trens de dois vagões substituirão as composições a diesel atualmente utilizadas, marcando um importante passo rumo à mobilidade ferroviária com baixa emissão de carbono na região. A mudança visa contribuir para a transição energética do transporte na NRW e oferecer mais conforto e confiabilidade aos passageiros.

Divulgação: Siemens

“Os trens Mireo Smart BEMU são a solução certa em termos de disponibilidade, conforto e mobilidade sem emissões. Nossos passageiros terão novamente uma alternativa confiável, especialmente após três anos com serviços ferroviários alternativos. Além disso, a composição é ideal para o trecho desafiador da Ponte Müngstener, que não pode ser eletrificado”, afirmou Götz Nink, diretor-geral da Regiobahn.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

A aquisição dos trens foi viabilizada por meio de uma parceria com a Smart Train Lease, especialista em soluções ferroviárias, e com o envolvimento da VRR (Associação de Transporte do Ruhr), que se tornou acionista majoritária da Regiobahn em janeiro de 2025.

“A conexão direta de Remscheid a Düsseldorf, sem necessidade de troca de trens, é um grande ganho para os passageiros da região de Bergisches Land”, destacou Alexandra Westerkamp, presidente do conselho de supervisão da Regiobahn e chefe de departamento da VRR.

Divulgação: Siemens

Além de modernos e sustentáveis, os novos trens contam com 122 assentos, áreas multiuso espaçosas, acessibilidade, e uma seção de primeira classe com oito lugares. A manutenção das composições ficará a cargo da Siemens Mobility, em contrato de serviço completo, com atendimento no moderno Centro de Serviços Ferroviários de Dortmund. A operação contará ainda com suporte digital da plataforma Railigent X, que permitirá o monitoramento em tempo real e a manutenção preditiva dos veículos.

O Via Trolebus conheceu o centro de manutenção da Siemens:

YouTube video

Segundo Benjamin Dobernecker, CEO da Smart Train Lease, “os trens Mireo Smart representam um marco importante para o transporte ferroviário sustentável na Renânia do Norte-Vestfália. Conseguimos entregar essas composições potentes e confortáveis em tempo recorde”.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus