O funcionamento do monotrilho da Linha 17-Ouro com passageiros deve começar durante os fins de semana, ou com horário reduzido. Posteriormente, o serviço deve ganhar escalas progressivas até atingir a operação comercial plena, prevista para o terceiro trimestre de 2026. A informação foi divulgada por veículos da grande imprensa, como Folha de S.Paulo e Valor Econômico.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Os testes com os trens seguem em andamento e chegaram agora à fase de simulação de carregamento, utilizando sacos de areia para reproduzir o peso dos usuários. À medida que os testes avançam, mais trechos deverão contar com a movimentação das composições. Atualmente, os trens circulam em testes entre o Pátio Água Espraiada e a Estação Vila Cordeiro. Ainda não há tráfego de trens, por exemplo, na região da Estação Morumbi, na Marginal Pinheiros, e nas proximidades do Aeroporto de Congonhas.
Frota parcial
Dois dos 14 trens em produção pela BYD já chegaram ao Pátio Água Espraiada. Outros dois estão no Porto de Santos. Segundo declarações do governador Tarcísio de Freitas durante visita às obras na semana passada — ocasião em que o Via Trolebus esteve presente — entre seis e oito trens são necessários para o início das operações.
O Via Trolebus acompanhou os testes com o trem na Linha 17:







