O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, detalha os projetos de expansão ferroviária previstos para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Entre as propostas está a Linha B, que ligará as regiões leste e sudeste da capital mineira, conectando Horto, Sabará, Nova Lima, Caeté e Rio Acima.
O Via Trolebus já havia destacado o projeto da Linha A, que prevê a ligação Betim/Imbiruçu, Imbiruçu/Eldorado e Eldorado/Belvedere. Assim como a Linha B, ela integra o programa dos trens metropolitanos, com implantação de trilhos exclusivos para passageiros e ultrapassagem de composições apenas nas estações.
De acordo com o levantamento, a Linha B será dividida em etapas. O primeiro trecho terá duas conexões: Horto/Sabará e Sabará/Nova Lima, utilizando o traçado ferroviário existente. O estudo prevê a implantação de oito novas estações, além da integração com a Linha 1 do metrô, na estação Horto, ampliando a conectividade do sistema metroferroviário.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Estima-se que o projeto atenderá uma população de 54 mil habitantes no entorno do traçado. Os estudos já contam com projeto funcional elaborado e simulações de operação. O custo operacional anual foi estimado em R$ 40,52 milhões, com uma receita média de R$ 15,3 milhões por ano.
Em continuidade, está prevista a extensão da Linha B até o município de Caeté, aproveitando o ramal ferroviário entre Sabará e a cidade, o que permitirá ampliar a cobertura do sistema no vetor Leste da RMBH. Outra expansão planejada seguirá de Nova Lima até Rio Acima, reforçando a integração no vetor Sudeste.
Essas propostas fazem parte da carteira de projetos da Secretaria de Infraestrutura de Minas Gerais (Seinfra) e do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da RMBH (PDUI), sendo incorporadas à Rede Planejada de Mobilidade. Apesar do avanço técnico, os projetos ainda não possuem previsão de início das obras ou fontes de financiamento definidas.








