Projeto prevê trem metropolitanos entre BH e Caeté

O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, detalha os projetos de expansão ferroviária previstos para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Entre as propostas está a Linha B, que ligará as regiões leste e sudeste da capital mineira, conectando Horto, Sabará, Nova Lima, Caeté e Rio Acima.

O Via Trolebus já havia destacado o projeto da Linha A, que prevê a ligação Betim/Imbiruçu, Imbiruçu/Eldorado e Eldorado/Belvedere. Assim como a Linha B, ela integra o programa dos trens metropolitanos, com implantação de trilhos exclusivos para passageiros e ultrapassagem de composições apenas nas estações.

De acordo com o levantamento, a Linha B será dividida em etapas. O primeiro trecho terá duas conexões: Horto/Sabará e Sabará/Nova Lima, utilizando o traçado ferroviário existente. O estudo prevê a implantação de oito novas estações, além da integração com a Linha 1 do metrô, na estação Horto, ampliando a conectividade do sistema metroferroviário.

BNDES

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Estima-se que o projeto atenderá uma população de 54 mil habitantes no entorno do traçado. Os estudos já contam com projeto funcional elaborado e simulações de operação. O custo operacional anual foi estimado em R$ 40,52 milhões, com uma receita média de R$ 15,3 milhões por ano.

Em continuidade, está prevista a extensão da Linha B até o município de Caeté, aproveitando o ramal ferroviário entre Sabará e a cidade, o que permitirá ampliar a cobertura do sistema no vetor Leste da RMBH. Outra expansão planejada seguirá de Nova Lima até Rio Acima, reforçando a integração no vetor Sudeste.

BNDES
BNDES

Essas propostas fazem parte da carteira de projetos da Secretaria de Infraestrutura de Minas Gerais (Seinfra) e do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da RMBH (PDUI), sendo incorporadas à Rede Planejada de Mobilidade. Apesar do avanço técnico, os projetos ainda não possuem previsão de início das obras ou fontes de financiamento definidas.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus