O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, apresentou detalhes da Linha C do trem metropolitano, que ligará as regiões leste e norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O projeto prevê dois trechos: São Gabriel – Santa Luzia e Santa Luzia – Pedro Leopoldo.
O trajeto utilizará o traçado ferroviário já existente, com adequações para receber o transporte de passageiros em trilhos exclusivos. O modelo prevê ultrapassagem de composições apenas em estações, seguindo em parte as faixas de domínio de ferrovias de carga, conforme diretrizes da ANTT.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A Linha C contará com nove novas estações, além de integração à Linha 1 do metrô, atendendo diretamente uma população estimada em 268 mil habitantes no entorno do projeto.
Leia também:
- Projeto prevê trem metropolitanos entre BH e Caeté
- Projeto detalha trem metropolitano em BH: conheça a chamada Linha A
Segundo o ENMU, o projeto já alcançou a fase de projeto funcional, com estudos de simulação operacional e estimativas de demanda concluídos. O custo anual de operação foi estimado em R$ 66,13 milhões, com previsão de R$ 29,02 milhões de receita média por ano. No entanto, ainda não há definição sobre o início das obras ou fontes de financiamento para viabilizar a implantação.








