Projeto do VLT de Brasília segue parado após impasses

Imagem gerada por IA

O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, voltou a destacar o potencial do projeto do VLT TAN – Aeroporto, que prevê a ligação do Terminal Asa Norte ao Aeroporto Internacional de Brasília, passando pelo Eixo Monumental e pelo Terminal Asa Sul. A proposta integra o Plano Piloto e busca reduzir a circulação de ônibus nas vias centrais da capital, além de desafogar a Rodoviária do Plano Piloto, que deixaria de concentrar o destino de todas as linhas.

Estudos apontam que a implantação do VLT na Via W3 traria benefícios tanto para o próprio sistema quanto para o metrô. A análise feita em 2019 pela Macrossimulação de Demanda para Projetos Metroferroviários de Brasília indicou que a integração no Terminal Asa Sul aumentaria os embarques do metrô para passageiros com destino à W3. Já para o VLT, a conexão com as estações favoreceria a demanda no eixo Leste-Oeste, permitindo que moradores da região Oeste do Distrito Federal acessem as Asas Sul e Norte pelo mesmo modo de transporte.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Apesar do potencial, o projeto não avançou. A proposta, que possui projeto funcional aprovado, chegou a ser licitada em 2007 e teve as obras iniciadas. No entanto, em 2014, com apenas 2% do cronograma executado, a execução foi suspensa devido a suspeitas de fraude na licitação. Atualmente, o processo está sob análise do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), em cumprimento à Resolução nº 290/2016, conforme informado pela Secretaria de Mobilidade (SEMOB).

O projeto também enfrentou impasses com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que apontou a necessidade de ajustes nos estudos de impacto ambiental. As exigências incluem a revisão do plano que previa derrubadas de árvores na W3 e a análise dos impactos da passagem do VLT próxima ao Zoológico de Brasília. Por conta dessas questões, novos investimentos permanecem suspensos.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus