Inaugurada em janeiro, a Estação Varginha, na Linha 9-Esmeralda, ainda opera em regime assistido. Segundo o secretário de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo, a parada mais ao sul da linha poderá funcionar em horário estendido a partir de outubro.
A declaração foi feita durante audiência na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). De acordo com o secretário, a operação assistida se deve a problemas na obra, especialmente no sistema elétrico e na sinalização.
“Ainda estamos em fase de operação assistida porque encontramos problemas na obra que foi entregue. Há falhas elétricas e de sinalização. Se eu ligar em operação plena, ela pode derrubar toda a Linha 9. Por isso, a previsão hoje é que em outubro ela esteja em pleno funcionamento”, afirmou.

Estudos para Parelheiros
Na inauguração da Estação Varginha, o governador Tarcísio de Freitas anunciou a elaboração de estudos para a extensão da Linha 9-Esmeralda até Parelheiros. O levantamento deve durar 12 meses e pode ser concluído no ano que vem. A extensão projetada teria cerca de cinco quilômetros.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
O governador também afirmou que o trecho entre a atual ponta sul da Linha 9 e Parelheiros pode ser aproveitado no futuro Trem Intercidades Eixo Sul, que ligará São Paulo a Santos. Outra alternativa em análise é o uso da faixa de domínio da Rodovia dos Imigrantes.
Em 2021, o então presidente da CPTM, Pedro Moro, durante visita às obras da estação Mendes-Vila Natal, chegou a comentar sobre a possibilidade de estender a Linha 9 até Parelheiros, mas considerou a ideia inviável na época por causa da baixa demanda.







