Plano aponta ligação transversal entre ramais da SuperVia

Imagem gerada por IA

Um estudo nacional de mobilidade urbana, elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, apontou como proposta a criação de uma ligação ferroviária transversal entre os ramais Japeri, Belford Roxo e Duque de Caxias, operados pela SuperVia. O projeto foi incluído no Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) como uma linha perimetral na Baixada Fluminense.

De acordo com o levantamento, o traçado sugerido tem 12 quilômetros de extensão, ainda sem definição prévia de estações. Foram indicadas paradas preliminares apenas para cálculo do Plano Nacional de Transportes (PNT).

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A rede ferroviária da Região Metropolitana do Rio de Janeiro é fortemente radial, com linhas que priorizam a ligação direta ao centro da capital. Hoje, quem precisa se deslocar entre Duque de Caxias e Deodoro, por exemplo, é obrigado a seguir até a estação de Maracanã para depois retornar em sentido contrário, devido à ausência de conexões transversais.

BNDES

O projeto busca corrigir essa limitação, mas enfrenta obstáculos de ordem prática. O traçado passa por áreas densamente ocupadas, o que exigiria um número elevado de desapropriações e poderia ampliar a fragmentação urbana em uma região já cortada por três ramais ferroviários. Parte do trajeto, segundo o estudo, poderia ser atendida pelo BRT Transbrasil, embora ainda faltem políticas de integração tarifária que viabilizem essa alternativa para todos os usuários.

A proposta foi incluída como parte da “rede futura desejável” do PDTU, com custo estimado de R$ 472,6 milhões. No entanto, não houve estudos de demanda nem avanços significativos desde a apresentação da ideia.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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