A cidade de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, deu mais um passo rumo à modernização do transporte público neste domingo, 3 de agosto de 2025. Em cerimônia realizada no Viaduto Metálico, no Centro, o prefeito Gerson Pessoa entregou 10 novos ônibus 100% elétricos, elevando para 12 o total de coletivos com emissão zero em operação no município.
Os veículos saíram da garagem da Viação Osasco, no bairro Quitaúna, e desfilaram até o local do evento pela Avenida dos Autonomistas, escoltados por agentes da Guarda Civil Municipal e com apoio do Departamento Municipal de Trânsito.
Os novos ônibus elétricos já entraram em operação em sete linhas municipais:
- Jardim Veloso x Vila Yara (1 veículo)
- Jardim Santa Maria x Largo de Osasco (2 veículos)
- Jardim Novo Osasco x Largo de Osasco (1 veículo)
- Jardim Veloso x Largo de Osasco via Analice (2 veículos)
- Jardim Primeiro de Maio x Vila Yara (1 veículo)
- Jardim Belmonte x Jardim Iguassú (2 veículos)
- Jardim Novo Osasco x Jaguaribe via Bradesco (1 veículo)
Osasco foi pioneira na região Oeste da Grande São Paulo ao introduzir ônibus elétricos no transporte público. Os dois primeiros começaram a circular em setembro de 2024, atendendo às linhas Vila Yara x Km 21 e Jardim Iguassú x Jardim Belmonte.

Os novos veículos são do modelo Apache VIP V e contam com ar-condicionado, iluminação interna em LED, câmeras de videomonitoramento integradas ao Centro de Operações Integradas (COI), tomadas USB, elevador semiautomático e espaço para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual acompanhadas por cão-guia. Silenciosos e não poluentes, cada ônibus possui autonomia de até 220 km com uma única carga, segundo a Viação Osasco.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Durante a entrega, o prefeito Gerson Pessoa destacou os avanços na mobilidade urbana da cidade. “Hoje marcamos a história da cidade com a entrega de 10 novos ônibus 100% elétricos. Isso representa compromisso com o planeta, com o meio ambiente e com a nossa população. É mais segurança, mais conforto e qualidade para os usuários do transporte coletivo. E a transformação não para por aí. Temos o compromisso de oferecer Tarifa Zero de domingos e feriados”, afirmou.






