O Rio de Janeiro já opera com quatro linhas de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e tem planos para ampliar esse sistema de transporte. Um dos projetos citados no Estudo Nacional de Mobilidade Urbana, elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, prevê uma ligação entre os bairros de Arariboia e Icaraí, em Niterói, passando pela Rua Gavião Peixoto.
A proposta foi apresentada pelo Instituto Rio Metrópole (IRM) e contempla um eixo de cerca de 7,7 km de extensão, com 14 estações previstas de forma preliminar. O trajeto conectaria o terminal rodoviário João Goulart à estação de barcas de Charitas, passando pelo bairro de São Francisco, como mostra o mapeamento do estudo.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
No entanto, apesar de constar como sugestão no estudo, o projeto apresentado pelo IRM não possui estágio de maturidade suficiente para ser incluído na Rede Planejada da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, de acordo com o BNDES.
Segundo o levantamento, o traçado não está detalhado em documentos estratégicos como o PEDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), o PDTU (Plano Diretor de Transportes Urbanos) ou o PRM 2034, elaborado em 2023.
Além disso, a Prefeitura de Niterói já realizou, em 2021, um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para um projeto de VLT semelhante, o que contribuiu para a exclusão da proposta do IRM da Rede Planejada. O estudo também ressalta que o projeto submetido não conta com análise de demanda, projeto funcional, avaliação ambiental nem fontes de financiamento definidas.





