Monotrilho ganha novas vias no Ipiranga

Trilhos que Movem SP

As obras de expansão do monotrilho da Linha 15-Prata no bairro do Ipiranga avançaram com a instalação de mais dois pares de vigas-guia, segundo publicação do perfil “Trilhos que Movem SP”:

De acordo com o Metrô, serão instaladas ao todo 110 vigas no trecho. Cada peça, com cerca de 70 toneladas, 2 metros de altura e 28 metros de comprimento, exige precisão milimétrica tanto na fabricação quanto na colocação.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Para o lançamento das estruturas, são utilizados dois guindastes de alta capacidade — um de 300 toneladas e outro de 275 toneladas — operando de forma sincronizada para garantir segurança e exatidão na montagem.

Trilhos que Movem SP

O projeto de expansão da Linha 15-Prata do monotrilho prevê a construção da nova Estação Ipiranga, que, quando concluída, terá capacidade para atender até 28 mil passageiros por dia. Com área total de 10,7 mil m², a estrutura contará com dois níveis conectados por seis elevadores, 12 escadas rolantes e dois acessos externos, além de espaço para estacionamento de 150 bicicletas.

Localizada no sentido oeste da linha, a nova estação terá 1,8 km de trilhos e fará conexão direta com a Linha 10-Turquesa da CPTM, oferecendo mais opções de deslocamento aos passageiros. Além da obra no Ipiranga, a expansão da Linha 15-Prata no sentido leste prevê as estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, acrescentando mais 3 km de trilhos ao sistema.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus