O Ministério das Cidades anunciou a renovação da frota de ônibus em 23 municípios brasileiros, por meio do Programa Novo PAC – Mobilidade Urbana, no subeixo Renovação de Frota. A iniciativa contempla a entrega de 569 veículos novos, mais modernos e menos poluentes, com recursos provenientes do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
De acordo com a pasta, os novos veículos vão atender cidades e regiões metropolitanas em cinco estados: Rio de Janeiro (340 ônibus), Minas Gerais (140), Rio Grande do Sul (43), Pernambuco (40) e Paraná (6).
No estado do Rio de Janeiro, a maior parte dos veículos será destinada a municípios da Região Metropolitana. Entre os beneficiados estão Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Saquarema, Silva Jardim e Tanguá. Somados, esses locais receberão 340 novos ônibus.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Em Minas Gerais, os 140 veículos serão distribuídos entre cidades como Contagem, Belo Horizonte, Betim, Itaúna, Nova Lima, Vespasiano e Lavras, com destaque para Itaúna, que receberá 42 unidades, e o agrupamento Nova Lima, Vespasiano e Lavras, que contará com 66 novos veículos.
No Sul, os contemplados foram Caxias do Sul (13 ônibus) e Cachoeirinha (30 ônibus), no Rio Grande do Sul, além de Quatro Barras e Campina Grande do Sul (6 ônibus), no Paraná.
Já no Nordeste, a medida irá beneficiar a Região Metropolitana do Recife, com 40 novos ônibus distribuídos entre Recife, Camaragibe e São Lourenço da Mata.
Segundo o Ministério das Cidades, desde 2023 já foram destinados cerca de R$ 13 bilhões para a renovação de frotas, tanto do setor público quanto privado, em diferentes regiões do país.





