Metrô restringe operação da Linha 2-Verde para obras

Os passageiros da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo devem se preparar para alterações na operação neste fim de semana. Em razão das obras do novo túnel de interligação com a Linha 4-Amarela, os trens circularão em via única entre as estações Brigadeiro e Consolação a partir das 20h de sábado (23) e durante todo o domingo (24). A medida resultará em intervalos maiores entre as composições e velocidade reduzida em toda a linha.

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Segundo o Metrô, a restrição é necessária para garantir a segurança durante a escavação do túnel sul, que vai ligar a estação Consolação (Linha 2-Verde) à futura conexão com a Paulista (Linha 4-Amarela). O túnel terá 9,40 metros de comprimento por 6,32 metros de diâmetro, dos quais 55% já foram concluídos. A escavação do túnel norte, que terá 75 metros de extensão em direção à estação Paulista, também está em andamento.

Como será o novo túnel entre as estações Paulista e Consolação – Divulgação

Orientação aos passageiros

Para evitar atrasos, o Metrô recomenda que os usuários utilizem rotas alternativas. Passageiros da Linha 4-Amarela podem acessar a Linha 3-Vermelha pela estação República e a Linha 1-Azul pela Luz. Já quem vem da Linha 5-Lilás pode optar pela integração com a Linha 1-Azul na estação Santa Cruz. Apenas os usuários que se dirigem à Linha 15-Prata devem utilizar a Linha 2-Verde.

Novo túnel vai ampliar capacidade de conexão

Com entrega prevista para 2026, o túnel subterrâneo terá capacidade para até 18 mil passageiros por hora e deve agilizar a transferência entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela. A atual ligação passará a operar em sentido único, reduzindo os congestionamentos de fluxo de pessoas.

A escavação é feita pelo método NATM (Método Austríaco de Túnel), adequado para diferentes tipos de solo. O túnel parte de um poço com 31,5 metros de profundidade, localizado na Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra. O espaço também funcionará futuramente como área de ventilação e exaustão.

O Consórcio Conexão Paulista/Consolação CTS, formado pelas empresas Constran, Telar e Sprail, é responsável pela execução do projeto, que conta com investimento de R$ 70 milhões.

Via Trolebus