A extensão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo até a Penha vai necessitar de ajustes no sistema de sinalização CBTC — sigla para Communications-Based Train Control, ou, em português, Controle de Trens Baseado em Comunicação.
Para que os trens possam operar entre Vila Madalena e Penha, o Metrô classificou as propostas recebidas na licitação nº 10017348, que prevê o gerenciamento do contrato responsável pela funcionalidade.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Três consórcios foram habilitados, com as seguintes notas técnicas:
- Consórcio Pólux-SMZ — 92,07
- Consórcio TUV-Tekhnites-Focco — 91,01
- Consórcio CBTC-L2 — 86,52
Obras em andamento
As obras da Linha 2-Verde até a conexão com as Linhas 3-Vermelha e 11-Coral seguem em andamento. Metade do trecho, entre o Complexo Rapadura, passando por Vila Formosa, até Vila Prudente, já foi escavada, com previsão de entrega para 2027. Já o trecho entre o Complexo Rapadura e a Penha deve ser aberto aos passageiros em 2028.
A ampliação deve acrescentar cerca de 300 mil passageiros por dia à demanda, o que pode tornar a Linha 2 a mais movimentada do sistema metroviário.






