Metrô avança na licitação para sinalização da Linha 2 até a Penha

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

A extensão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo até a Penha vai necessitar de ajustes no sistema de sinalização CBTC — sigla para Communications-Based Train Control, ou, em português, Controle de Trens Baseado em Comunicação.

Para que os trens possam operar entre Vila Madalena e Penha, o Metrô classificou as propostas recebidas na licitação nº 10017348, que prevê o gerenciamento do contrato responsável pela funcionalidade.

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Três consórcios foram habilitados, com as seguintes notas técnicas:

  • Consórcio Pólux-SMZ — 92,07
  • Consórcio TUV-Tekhnites-Focco — 91,01
  • Consórcio CBTC-L2 — 86,52

Obras em andamento

As obras da Linha 2-Verde até a conexão com as Linhas 3-Vermelha e 11-Coral seguem em andamento. Metade do trecho, entre o Complexo Rapadura, passando por Vila Formosa, até Vila Prudente, já foi escavada, com previsão de entrega para 2027. Já o trecho entre o Complexo Rapadura e a Penha deve ser aberto aos passageiros em 2028.

A ampliação deve acrescentar cerca de 300 mil passageiros por dia à demanda, o que pode tornar a Linha 2 a mais movimentada do sistema metroviário.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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