A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) de Porto Alegre promoveu mudanças na operação do transporte coletivo da capital. Ao todo, 21 linhas tiveram ajustes na tabela horária e três foram desativadas, com base em análises de demanda e desempenho operacional. Segundo a pasta, o objetivo é direcionar os veículos para horários e itinerários com maior procura.
As linhas C1 – Circular Centro, C5 – Circular 4º Distrito/Moinhos de Vento e A18 – Alimentadora Chácara do Banco/Noite foram retiradas de operação devido à baixa demanda. A Circular Centro, por exemplo, transportava em média 11 passageiros por viagem nos dias úteis e apenas três aos sábados. Já a C5 registrava viagens, principalmente aos domingos, com ausência total de passageiros.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Entre as linhas que tiveram ajustes na oferta estão A20 (Alimentadora Lami/Restinga até Hospital), A69 (Alimentadora Canta Galo/Lami/Belém Novo), A74 (Alimentadora Canta Galo/Extrema), 476 (Petrópolis/PUC), 525 (Rio Branco/Anita/Iguatemi) e outras que atendem diferentes bairros da capital. Também foram feitas alterações específicas para operação aos sábados, domingos e feriados, além do retorno da linha 110 (Restinga Nova via Tristeza) nesses dias.
Na próxima quarta-feira (13), mais quatro linhas terão mudanças nos horários: 617 (Iguatemi), 652 (Hospital), 665 (Planalto/Sabará) e 761 (Leopoldina/Sertório). A SMMU informou que as alterações poderão ser revisadas conforme a necessidade dos usuários.
Cinco linhas também terão troca temporária de operador, sem impacto no serviço ou nos itinerários, apenas com alteração na cor dos ônibus para adequação à bacia operacional. A 353 (Ipiranga/PUC/Ufrgs) passará a circular na cor azul; a C2 (Circular Praça XV) e a 525 (Rio Branco/Anita/Iguatemi), na cor verde; e as linhas 284.3 (Belém Velho/São Francisco/Rincão/Betão até Azenha) e 289 (Rincão/Via Oscar Pereira) terão a pintura vermelha.






