O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, detalha avanços nos projetos de expansão da Linha 3 do metrô de Belo Horizonte. Além da ligação entre Savassi e o Morro do Papagaio, revelada anteriormente em um artigo no Via Trolebus, o planejamento contempla dois novos trechos estratégicos: Lagoinha–Savassi e Morro do Papagaio–Belvedere, além da conexão Pampulha–Lagoinha, consolidando um novo eixo metroviário para a capital mineira.
Lagoinha–Savassi
Neste trecho, o projeto prevê três novas estações, além da integração com a Linha 1 na Estação Lagoinha. Estima-se que cerca de 155 mil moradores do entorno sejam beneficiados. Apesar da relevância da ligação entre a região Sul e o centro da cidade, não há financiamento definido ou previsão de início das obras. O traçado já possui um projeto básico elaborado em 2014, mas que precisa de atualização.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Morro do Papagaio–Belvedere
O prolongamento da Linha 3 até o Belvedere reforça a integração da região Sul com a Pampulha. Também estão previstas três novas estações e a conexão com a Linha 1. O estudo aponta desafios técnicos, como o declive da região, mas reforça o impacto positivo na redistribuição da demanda de passageiros.
Pampulha–Lagoinha
O terceiro trecho ampliará a Linha 3 ligando a Pampulha ao centro da capital, com sete novas estações. A conexão deve atender cerca de 159 mil moradores do entorno, além de integrar as regiões Norte, Central e Centro-Sul. O projeto está em fase de anteprojeto e apresenta previsão de custos operacionais de R$ 166,8 milhões ao ano, contra uma receita média de R$ 68,6 milhões.
Embora nenhum dos trechos tenha financiamento assegurado ou cronograma de execução, os estudos reforçam a importância da Linha 3 como eixo de integração estratégica, conectando diferentes polos de desenvolvimento urbano da Região Metropolitana de Belo Horizonte.








