Linha 3 do Metrô prevê ligação da Pampulha ao Centro de BH

Imagem editada por IA

O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, detalha avanços nos projetos de expansão da Linha 3 do metrô de Belo Horizonte. Além da ligação entre Savassi e o Morro do Papagaio, revelada anteriormente em um artigo no Via Trolebus, o planejamento contempla dois novos trechos estratégicos: Lagoinha–Savassi e Morro do Papagaio–Belvedere, além da conexão Pampulha–Lagoinha, consolidando um novo eixo metroviário para a capital mineira.

Lagoinha–Savassi

Neste trecho, o projeto prevê três novas estações, além da integração com a Linha 1 na Estação Lagoinha. Estima-se que cerca de 155 mil moradores do entorno sejam beneficiados. Apesar da relevância da ligação entre a região Sul e o centro da cidade, não há financiamento definido ou previsão de início das obras. O traçado já possui um projeto básico elaborado em 2014, mas que precisa de atualização.

BNDES

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Morro do Papagaio–Belvedere

O prolongamento da Linha 3 até o Belvedere reforça a integração da região Sul com a Pampulha. Também estão previstas três novas estações e a conexão com a Linha 1. O estudo aponta desafios técnicos, como o declive da região, mas reforça o impacto positivo na redistribuição da demanda de passageiros.

BNDES

Pampulha–Lagoinha

O terceiro trecho ampliará a Linha 3 ligando a Pampulha ao centro da capital, com sete novas estações. A conexão deve atender cerca de 159 mil moradores do entorno, além de integrar as regiões Norte, Central e Centro-Sul. O projeto está em fase de anteprojeto e apresenta previsão de custos operacionais de R$ 166,8 milhões ao ano, contra uma receita média de R$ 68,6 milhões.

Embora nenhum dos trechos tenha financiamento assegurado ou cronograma de execução, os estudos reforçam a importância da Linha 3 como eixo de integração estratégica, conectando diferentes polos de desenvolvimento urbano da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus