O Metrô de São Paulo deve realizar, no dia 22 de setembro, as sessões de recebimento das propostas para as obras da Linha 19-Celeste, que ligará a capital paulista a Guarulhos. O processo já foi adiado três vezes, mas a companhia manteve a data após rejeitar um pedido de impugnação apresentado pelo escritório de advocacia L R Almeida Sociedade Individual, em 11 de julho.
Segundo o governador Tarcísio de Freitas, as obras da nova linha estão previstas para começar até 2027. O cronograma prevê, para 2026, a fase de desapropriações, mobilização de equipes e obtenção das licenças necessárias.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A Linha 19 terá 17 quilômetros de extensão, conectando a estação Anhangabaú, no centro de São Paulo, até a estação Bosque Maia, em Guarulhos. O projeto prevê ainda a operação com 31 trens.
De acordo com o governador, os sucessivos adiamentos da licitação ocorreram a pedido dos próprios interessados, com o objetivo de ampliar a competitividade entre os consórcios participantes.
Três tuneladoras
A administração estadual informou que o prazo estimado para a conclusão da Linha 19-Celeste do Metrô de São Paulo é de até 75 meses. Inicialmente, a meta era assinar os contratos e iniciar os projetos executivos ainda em 2025, o que permitiria o começo das obras civis em 2026. No entanto, com a previsão atualizada de início em 2027, o período total de execução será de aproximadamente seis anos e dois meses, o que projeta a entrega das estações para 2033.
Segundo o edital de licitação, três tatuzões serão responsáveis pela escavação dos túneis. Duas máquinas entrarão em operação a partir da Estação Jardim Julieta: a primeira seguirá em direção à Estação Bosque Maia, percorrendo cerca de 5,7 km até ser retirada no VSE 1 – José Calixto Machado (Lote 1), enquanto a segunda avançará no sentido da Estação Vila Maria, escavando aproximadamente 5,2 km até ser retirada no mesmo ponto (Lote 2).
Já a terceira tuneladora partirá da Estação Vila Maria, com destino ao centro, abrindo cerca de 5,5 km até chegar ao VSE 18 – Bixiga (Lote 3).
Estações previstas
O traçado da nova linha contempla 16 estações: Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra (com integração à Linha 2-Verde), Itapegica (as cinco primeiras em Guarulhos), Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento (integração com a Linha 1-Azul) e Anhangabaú (integração com a Linha 3-Vermelha).





